domingo, 31 de outubro de 2010

Revolução Francesa: O início

É só ligar a televisão que percebemos que o principal assunto em discussão é a Revolução Francesa que está mudando a forma de pensar de todos os europeus. Podemos dizer que as principais causas para essa situação são: o antigo regime francês, ascensão da burguesia, a manutenção do mercantilismo e os ideais do iluminismo.
Atualmente, na França, a rainha Maria Antonieta é acusada de gastar muito dinheiro, que seria para as doações costumeiras, com seus luxos. Não é segredo, que Maria Antonieta é muito ligada a festas, calçados, roupas e todos os tipos de tratamentos corporais. Há alguns dias, o povo francês se revoltou, definitivamente. Juntamente com os problemas financeiros, encontramos a população francesa cada vez mais ligada às ideias iluministas de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
Para você, leitor porto-alegrense, entender a gravidade do problema, elaborei alguns conceitos das principais expressões citadas pela imprensa atualmente.

Absolutismo é uma ideia politica que defende que uma pessoa (em geral, um monarca) deve obter um poder absoluto, isto é, independente de outro órgão, seja ele judicial, legislativo, religioso ou eleitoral. Isso quer dizer que, na França, o poder estava sendo administrado por uma pessoa só, um rei que tinha direito de tomar qualquer decisão, sem consultar ninguém.

O Iluminismo é uma atitude geral de pensamento e de ação. Os iluministas admitiam que os seres humanos estão em condição de tornar este mundo um lugar melhor - mediante introspecção, livre exercício das capacidades humanas e do engajamento político-social.

Enfim, podemos perceber que a situação por lá não é nada boa. Vejamos o que irá acontecer.

Porto Alegre, 20 de julho de 1789

Fernanda Hastenteufel

Nenhum comentário:

Postar um comentário